Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Maurício Moser responde fala aos leitores da Constance Zahn

Fonte: Constance Zahn

– Quantos drinks deve conter a carta do casamento?

É comum confundir variedade com qualidade! Não adianta você ter um cardápio de 10 drinks, porque isso vai confundir seus convidados, gerar filas. Além de, claro, um custo alto, porque precisa ter os insumos para cada nas mesmas proporções. O pensamento que os noivos não podem ter é “vou fechar com a empresa tal, porque ela está me dando 10 drinks, enquanto a outra me dá só cinco”. É muito melhor você ter cinco drinks certeiros, que você sabe que fazem sucesso entre seus convidados e que terão saída, do que uma carta longa que ninguém vai pedir. E acho que o mínimo seriam 4 coquetéis, assim conseguimos trabalhar sabores e bebidas para agradar a todos.

– O melhor é apostar em drinks clássicos ou em opções personalizadas? Existe um equilíbrio ideal?

Para um menu de casamento, precisamos partir dos hits do momento, que não quer dizer que são os clássicos. Hoje, por exemplo, não pode faltar Gin tônica, Moscow Mule, Aperol Spritz… Depois desta escolha, aí sim podemos personalizar drinks para o casamento (uma bebida que faz parte da história do casal, de um grupo de amigos…). Não recomendo mais que dois coquetéis personalizados. Como falei, quanto mais opções no menu, mais dúvida você pode gerar nos seus convidados, o que implica em mais filas no bar.

E um ponto que acho importante falar em relação a drinks personalizados: um erro comum é contratar o mixologista do bar favorito dos noivos, ou algum nome famoso para comandar seu bar. E não estou falando na questão da qualidade do trabalho dele, mas sim da operação. Enquanto este profissional está acostumado a fazer um drink no bar em que trabalha, um barman de casamento faz pelo menos quatro. E isso não tem a ver com qualidade, tem a ver com treinamento, com saber o que funciona ou não em uma festa.

– Em média, quanto tempo deve demorar para um drink ficar pronto?

Um drink precisa ficar pronto entre 30 segundos e um minuto e meio. Nos casamentos, o fluxo do bar acontece em momentos diferentes, e terão alguns momentos em que os pedidos serão intensos, como a abertura da pista, a entrada de uma atração… Ter drinks preparados direto no copo, como o Gin Tônica, desafoga o bar, acelera o atendimento e dá tempo para que outros coquetéis que precisam de mais etapas sejam preparados (mesmo estes não devem passar de um minuto e meio).

Esse é o que entendo ser o serviço perfeito, e é aqui minha dica para os noivos na hora de escolherem a empresa. Prestem atenção no tempo que os barmans levam para preparar os drinks, como está o mise en place do bar (ingredientes que ficam expostos), se são frescos ou todos artificiais, com muitos xaropes (quanto mais frescos, melhor serão os drinks)… Depois da bebida de qualidade, esta é a principal diferença de um bar perfeito para um não tão bom.

– O bar é uma atração do casamento, e tem até alguns barmans que fazem verdadeiros shows na hora de preparar o drink, o que pode ser legal. Porém, qual o cuidado para isso não atrapalhar o serviço e gerar filas longas?

O show está nas coisas simples! Com um barman experiente e bem treinado, o próprio mise-en-scène (encenação) da preparação de um drink já é plástico e encanta. A precisão no uso dos ingredientes, do manuseio da coqueleteira, na forma de segurar as garrafas, de servir, de preparar… tudo isso é demais. Então, não precisa ser um super show de flair, free style, malabarismo para encantar. E realmente não recomendo isso em casamentos, porque a demanda de pedidos é grande e o convidado quer bebida boa para dançar ao som da atração, que já é boa, que os noivos escolheram.

Ah, e outro ponto muito importante: as pessoas possuem memórias dos drinks. Então, um Moscow Mule, que todo mundo reconhece em uma caneca de metal. não pode servi-lo em um copo, por exemplo. Já o Gin Tônica, que serve-se normalmente na taça borgonha, não vai ativar a memória e inspirar seus convidados se apresentar-se em um copo longo.